Buscando seu cartão...

É possível fazer pix com o cartão de crédito? Entenda agora!

Publicidade

Que o pix chegou para facilitar a nossa vida você já sabe, porém você sabia que é possível fazer pix utilizando o seu cartão de crédito?

Publicidade

Sim! esta é uma grande vantagem oferecida pelas operadoras de cartão, para que você consiga realizar pagamentos via pix sem precisar utilizar o saldo da sua conta.

E além disso ainda consiga parcelar o valor pago em quantas vezes quiser. Quer saber como? Leia a matéria completa abaixo.

Publicidade

O que é o pix?

Pix é a sigla do pagamento instantâneo Brasileiro, funcionalidade lançada pelo Banco Central em outubro de 2020 onde as transações entre contas bancárias passaram a ser instantâneas e sem custo.

Para isso basta que o usuário cadastre uma chave no aplicativo do banco de sua preferência, sendo possível cadastrar diversas chaves em diversos bancos.

As instituições oferecem as opções de chave pelo número do telefone celular, CPF, e-mail e ainda chaves aleatórias que contenham números e letras.

Além disso o pagamento pode ser realizado sem a chave apenas utilizando a câmera do celular para escanear um QR-code. Tudo muito seguro e prático.

Este tipo de transação pode ser realizada a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. E não possui nenhuma taxa.

É importante ressaltar que as modalidades antigas de transferência entre contas TED e DOC ainda seguem em funcionamento, o pix é apenas mais uma opção.

Porém quando iniciou era necessário ter dinheiro na conta para realizar o pagamento, já nos dias atuais isso não é mais necessário, já que isso pode ser realizado utilizando um cartão de crédito.

Como fazer um pix com o cartão de crédito?

Muitos estabelecimentos oferecem vantagens quando o pagamento é realizado via PIX porém, para isso era necessário possuir saldo em dinheiro, mas agora já é possível desfrutar dos benefícios fazendo o seu cobrador receber via pix porém com o pagamento sendo realizado via cartão de crédito.

Esta é uma nova modalidade, portanto ainda não são todos os cartões que oferecem o serviço.

O pix crédito é muito simples e funciona semelhante a um pix comum, a diferença é que ele funciona como uma espécie de empréstimo feito com o cartão de crédito e que pode ser parcelado em até 12x.

Diferente do pix comum (realizado com o saldo da conta) o pix crédito possui taxa e juros para a sua utilização.

O destinatário do Pix com cartão de crédito recebe o pagamento total na hora, mesmo se quem está realizando a transferência parcele o valor, e não há cobrança de taxa para quem recebe.

Passo a Passo para realizar o Pix crédito:

  1. Acesse o App do seu banco;
  2. Clique na opção Pix e selecione a aba enviar;
  3. Selecione o valor do pagamento;
  4. Preencha a chave do destinatário;
  5. Selecione a opção “pagamento com cartão de crédito”;
  6. Selecione o número de parcelas que deseja pagar;
  7. Confirme a operação com a sua senha;

Quais são os Cartões de Crédito que aceitam o Pix Crédito?

Ainda não são todos os cartões que possuem esta função, porém diariamente novos bancos estão aderindo, confira os principais abaixo:

Qual é a taxa cobrada pelo cartão para fazer o Pix?

Como já mencionamos, diferente do pix comum, quando ele é realizado com o cartão de crédito é necessário pagar uma taxa, que varia de acordo com cada banco, confira os principais:

  1. Nubank: taxa de juros de 3,99% ao mês, acompanhada de cada parcela da compra, e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que varia entre 0,38% e 3,38%.
  2. RecargaPay: taxa juros de de 3,49% ao mês;
  3. Digio: taxa de juros de 9,99% ao mês;
  4. Banco BV: não há cobrança de taxa de juros pelo Pix com cartão, somente a taxa do IOF (0,38% + 0,011% ao dia);
  5. PicPay: taxa de juros é de 4,99% do valor total;

Quanto tempo leva para cair o Pix crédito?

Como você já sabe o Pix é um pagamento instantâneo e com o pix crédito não é diferente.

Basta preencher todos os seus dados e os dados do cobrador e selecionar a forma de pagamento que em pouquíssimos instantes a operação será finalizada. Porém lembre-se que para realiza-la você precisa ter um cartão de crédito do banco em que você está utilizando o App.

O pix crédito vai utilizar o limite do meu cartão?

Sim, o valor do pagamento será retirado do limite do cartão de crédito do pagador e será devolvido conforme as parcelas são pagas.

Cada operadora de cartão de crédito possui uma política diferente, algumas permitem que 100% do limite seja utilizado para fazer um pix, já outros como o Digio por exemplo estipulam que apenas uma porcentagem do limite do crédito pode ser utilizado para este função.

Pix crédito
Pix crédito

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo, será um prazer responder você.

4.4 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.