Posso cancelar cartão de crédito mesmo devendo à administradora?

Sim, é possível cancelar cartão de crédito mesmo com dívidas. Isso não pode ser um empecilho para efetuar o cancelamento.

Um cartão de crédito é um serviço e como tal, pode ser cancelado. Pense em um cartão regular, sem nenhuma dívida nem atrasos de pagamento. Caso solicite o cancelamento o cartão perderá a validade e não poderá mais usá-lo.

Também não ocorrerá as cobranças de anuidade, mas se ainda tiver compras parceladas e fatura a vencer, estas continuarão a ser emitidas enquanto houver saldo devedor no cartão.

Isso porque as compras parceladas continuarão a respeitar o plano de pagamento combinado.

Resumidamente, o cancelamento do cartão significa deixa de contar com ele para novas compras, mas o compromisso de quitar o saldo devedor permanece.

E se houver dívidas no cartão?

Quando o cartão de crédito possui dívidas em aberto, o cancelamento é um pouco diferente, porém, também é possível.

Se você deixa de pagar a fatura ou paga apenas o valor mínimo, será cobrado juros sobre o valor em atraso com base na taxa do rotativo do cartão.

Caso não efetue o pagamento, o valor continua a sofrer correções e pode virar uma “bola de neve”.

Posso cancelar cartão de crédito mesmo devendo à administradora?
Posso cancelar cartão de crédito mesmo devendo à administradora?

Então, o que fazer? Bloquear ou cancelar o cartão pode ser uma opção.

A princípio você pode encontrar alguma burocracia a mais para fazer o cancelamento do cartão de crédito com dívidas, porém, saiba que é possível solicitar o cancelamento mesmo havendo parcelas em aberto.

Após a solicitação do cancelamento, o saldo devedor deixa de sofrer a correção e você tem a oportunidade de negociar com a instituição um parcelamento em valores fixos que caibam no seu orçamento, ou então, tentar um desconto para quitar integralmente o montante dessa dívida.

Caso não queira cancelar o cartão, mas quer evitar que a dívida cresça, solicite o bloqueio do cartão e renegocie a dívida.

Assim, ao final do cumprimento do acordo você terá a possibilidade de reativá-lo. Não se preocupe, pois durante o período de bloqueio do cartão, não haverá cobrança de anuidade.

Como cancelar cartão com dívida

Para realizar o cancelamento do cartão de crédito com dívidas você precisa entrar em contato com o banco ou instituição de crédito do cartão. Informe-se sobre quais são os canais abertos pela instituição para essa finalidade.

Geralmente são o autoatendimento, telefone, pessoalmente ou de uma carta AR (com protocolo de recebimento) ou pessoalmente na agência

É recomendado que você solicite um comprovante de sua solicitação de cancelamento e guarde-o para eventual necessidade de comprovação do pedido.

Caso seja feito por telefone, anote o número do protocolo. Somente assim você terá como comprovar o cancelamento em caso de processo judicial.

Portanto, para o cancelamento do cartão:

  • Entre em contato com o banco ou administradora e solicite o cancelamento;
  • Informe-se quanto aos procedimentos de cancelamento adotados pela instituição;
  • Exija um comprovante referente à solicitação da operação;

Qual a vantagem de cancelar um cartão com dívidas?

A vantagem de cancelar ou bloquear um cartão com dívidas é que você impede que ela cresça cada vez mais.

Você também pode renegociar e conseguir melhores condições de pagamentos em parcelas que caibam no seu bolso mensalmente.

Lembre-se que o cancelamento é apenas uma medida para evitar que sua dívida cresça ainda mais, porém sua dívida continua e deve ser paga.

Category: Dicas Tag: , , Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *