Publicidade
A anuidade de cartão de crédito precisa ser paga na maior parte dos cartões. No entanto, existem algumas maneiras de evitar este pagamento.
Publicidade
Deste modo, o usuário pode ficar livre das taxas e ainda economizar uma graninha. Através de alguns processos fica mais fácil evitar o pagamento da anuidade do cartão de crédito. Quer saber como proceder? Acompanhe nossas dicas a seguir.
Anuidade do cartão de crédito
Hoje a maior parte dos bancos e operadoras faz a cobrança da anuidade como uma tarifa para os serviços.
Publicidade
Esta tarifa é anual e precisa ser cobrada integralmente com pagamento único ou dividido. Este pagamento vem embutido na fatura do cartão. Inclusive na maioria das vezes a cobrança ocorre mesmo sem uso do cartão.
A tarifa de anuidade varia conforme o cartão e também pelo banco. Isto se altera conforme o tipo de cartão que o cliente escolheu.
Em exemplo, os cartões com renda maior ou do tipo “Black” e “Platinum”, as anuidades podem ser superior aos R$ 1.000. No entanto, alguns destes cartões apresentam vantagens e planos vantajosos para conversão de gastos.
Em todo caso, a maior parte da anuidade cobrada significa um gasto à parte para o cliente. Para conseguir contornar esta tarifa e ter um gasto menor, acompanhe nossas dicas.
4 formas de evitar a anuidade do cartão de crédito
1 – Negociação com o banco
Uma alternativa para garantir a isenção da anuidade do cartão de crédito é negociar diretamente com o banco.
Em exemplo, os usuários que utilizam muito o cartão, cada vez mais o banco vai ter o seu lucro. Para esta situação o ideal é procurar o seu gerente e apresentar a proposta.
Uma forma de convencer o banco é falar com seu gerente do seu volume de gastos mensais. Assim você pode falar que concentra os gastos nesse cartão, portanto, deseja a isenção da anuidade. O seu volume financeiro pode ser uma alternativa.
O usuário pode informar que usa o cartão com frequência e o valor pago anual está alto. Se você tiver bom relacionamento com o banco vai ser possível ter a chance de garantir a anuidade.
2 – Cartões com benefícios
Em alguns casos, não é possível conseguir a isenção da anuidade do cartão de crédito, porém, como alternativa é preciso saber escolher o seu cartão de crédito. Neste caso, você pode optar por aqueles que oferecem programas de recompensa.
Alguns cartões oferecem opções com milhas aéreas, descontos ou benefícios. O ideal é fazer uma comparação de custo e benefício, além de verificar a anuidade.
Caso seja positivo vale a pena optar por este cartão e o valor da anuidade não vai ser tão perdido.
3 – Cartões de crédito sem anuidade
Se a instituição não demonstrar interesse pela proposta, a alternativa é usar um cartão sem anuidade.
Atualmente existem várias opções no mercado que não tem o valor. Faça a pesquisa e verifique todas as opções disponíveis. Preparamos um artigo falando sobre os principais cartões do mercado sem anuidade.
4 – Cartão básico
Depois que a anuidade vence, o usuário pode cancelar o cartão. Mas com isto você pode perder o saldo, pontos e milhas acumuladas. Como alternativa opte por um cartão mais básico, caso você não consiga a isenção. Nesta opção você também mantém o cartão, mas paga um valor menor.